sexta-feira, novembro 01, 2019

Piano solo [7/10]


[ Herbie Hancock ] [ Miksuko Uchida ] [ Patrick Leonard ] [ Grigory Sokolov ] [ Keith Jarrett ] [ Pedro Burmester ]

A ideia de que foi apanhado em flagrante [caught in the act] é inerente à sofisticada arte do dinamarquês Victor Borge, nascido Børge Rosenbaum (1909-2000): como qualquer grande actor burlesco, ele transforma o carácter fortuito dos acidentes em genuínos acontecimentos, gerando um humor que transfigura a nossa percepção da música e, em última instância, do próprio acto de interpretação.
Nada do que ele faz em palco é estranho à sua modelar formação clássica. Em boa verdade, foi um talento invulgarmente precoce, tendo dado o seu primeiro concerto em 1926, em poucos anos integrando a palavra nas suas performances, transformando-se num extraordinário entertainer. O seu gosto pelas piadas anti-nazis levou-o a partir para a América, em 1940, pouco depois da ocupação da Dinamarca pelas tropas alemãs.
Esta breve performance televisiva, retirada de uma edição de The Dean Martin Show (temporada de 1968-69), reflecte a espantosa agilidade — musical & dramática — de Borge. Poderíamos atribuir-lhe um subtítulo esclarecedor: 'Do bom uso das pautas musicais'.