domingo, agosto 25, 2019

Piano solo [3/10]


[ Herbie Hancock ] [ Miksuko Uchida ]

Live to Tell é um dos temas mais célebres de Madonna e, por certo, uma das mais belas baladas da história da música pop. Ironicamente, a sua fama nasce de uma primeira rejeição: Patrick Leonard compô-lo como instrumental a ser usado no filme Fogo com Fogo (1986), produção da Paramount, mas o estúdio rejeitou-o. Na altura, tendo sido convidado a colaborar naquele que viria a ser o terceiro álbum de estúdio de Madonna, True Blue (1986), Leonard deu-lhe a conhecer o que já tinha composto. Madonna quis ficar com o tema, completou-o musicalmente e escreveu o respectivo poema. Mais do que isso: mostrou-o a James Foley, na altura a preparar a rodagem de At Close Range (Homens à Queima-Roupa), filme protagonizado por Sean Penn, então marido de Madonna — Foley integrou a canção no filme, convidando Leonard a compor a respectiva banda sonora.
Tudo isso ocorreu ao longo de 1986, ano em que Foley assinaria ainda os telediscos de Live to Tell, Papa Don't Preach e True Blue; um ano mais tarde, surgiu o filme Who's That Girl?, com Madonna no papel principal e Foley a dirigir.
Colaborador frequente de Madonna, Leonard surge, aqui, a interpretar Live to Tell numa das sessões dos ateliers de Verão promovidos pelo professor de canto Seth Riggs (na lista dos seus alunos, além de Madonna, encontramos os nomes de Johnny Hallyday, Michael Jackson e Prince) — é um registo de 24 de Julho de 2008.