domingo, outubro 22, 2023

Catherine Deneuve, 80 anos

Os Chapéus de Chuva de Cherburgo, em 1964. Belle de Jour, 1967. A Sereia do Mississipi, a fechar os anos 60 por entre os estilhaços de uma certa utopia romântica, decomposta ao longo dessa década de todos os filmes.
São apenas três títulos incontornáveis da filmografia de Catherine Deneuve, mas os suficientes para a inscrever na história e na mitologia do cinema — cinema francês na origem, cinema universal na sua identidade e no seu apelo simbólico. Sem esquecer que são também filmes de três autores — Jacques Demy, Luis Buñuel e François Truffaut, respectivamente — decisivos na afirmação de uma actriz que, serenamente, sempre soube desafiar os limites da sua própria imagem.
De seu nome Catherine Fabienne Dorléac (no campo artístico, adoptou o apelido de solteira da mãe), Deneuve nasceu em Paris no dia 22 de outubro de 1943 — celebra hoje o seu 80º aniversário.

>>> Hotel des Amériques/O Segredo do Amor (1981), de André Téchiné — com Patrick Dewaere.

 
>>> Nunca estreado em Portugal, Drôle d'endroit pour une rencontre (1988), de François Dupeyron, é um dos títulos mais surpreendentes da trajectória de Catherine Deneuve — eis a cena do seu encontro com Gérard Depardieu.


>>> Conversa televisiva com Pierre Lescure (Beau Geste, emissão de 24 set. 2023).