Bons momentos vividos há poucos dias na FNAC do Chiado. Foi a 6 de setembro — o Nuno e eu tivemos a companhia de Rolando Rebelo para conversarmos sobre os Rolling Stones. Motivo próximo: o anúncio do novo álbum da banda, Hackney Diamonds, e a revelação da sua primeira canção e primeiro teledisco.
A presença de Rolando Rebelo foi tanto mais importante quanto ele é autor de um livro de múltiplas qualidades — memória, enciclopédia, álbum fotográfico — que, como o título indica, remete para a "aventura portuguesa" dos criadores de Sympathy for the Devil: Rolling Stones em Portugal (Zebra Publicações, 2012).
A sessão foi precedida por aquilo que estava anunciado como um grande acontecimento mediático (que, obviamente, também foi): uma conversa em directo, a partir de Londres, de Jimmy Fallon com Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood — sobre a gestação do novo trabalho, a herança de Charlie Watts, etc. — e, no final, a revelação do teledisco de Angry, interpretado por Sydney Sweeney, com realização de François Rousselet.
Eis um teledisco que poucas bandas poderiam protagonizar, quanto mais seja pelo volume e diversidade de memórias que contém. Estamos perante um objecto de contagiante energia visual que propõe uma espécie de viagem nostágica, ma non troppo, pela iconografia dos Stones, afinal uma saga repartida por seis décadas de rock'n'roll — aqui ficam o registo da conversa com Fallon e o novo teledisco.