terça-feira, julho 26, 2022

Bob Rafelson (1933 - 2022)

Foi uma figura de segunda linha, mas não de segunda importância, na consolidação de uma "nova Hollywood": Bob Rafelson faleceu no dia 23 de julho, na sua casa de Aspen, Colorado, vítima de cancro nos pulmões — contava 89 anos.
Na transição das décadas de 60/70, Rafelson começou por ser um produtor decisivo na zona dos “independentes”, ainda que sempre com alguma relação com os grandes estúdios. Com o seu amigo Bert Schneider, fundou a Raybert Productions, depois BBS Productions, empresa que produziu três títulos emblemáticos desse contexto de muitas transfigurações industriais e narrativas: Easy Rider (1969), de Dennis Hopper, Five Easy Pieces/Destinos Opostos (1970), do próprio Rafelson, e A Última Sessão (1971), de Peter Bogdanovich. Em tais filmes, o renovado gosto de contar histórias cruza-se com o desencanto existencial (familiar, sexual, político, etc.) gerado pelas ilusões libertárias dos sixties — veja-se ou reveja-se a personagem interpretada por Jack Nicholson em Five Easy Pieces.
Em qualquer caso, o título mais conhecido da sua filmografia é, obviamente, o magnífico O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes (1981), com Jessica Lange e Jack Nicholson, tendo como base o romance de James M. Cain, já adaptado, em 1946, por Tay Garnett, com Lana Turner e John Garfiel (em Portugal: O Destino Bate à Porta). Assinou ainda, entre outros títulos, o drama familiar O Rei de Marvin Gardens (1972), também com Jack Nicholson, uma variação do noir clássico intitulada A Viúva Negra (1987) e a aventura As Montanhas da Lua (1990).
A sua biografia artística contém ainda um capítulo muitas vezes esquecido: Rafelson está ligado à criação da banda rock The Monkees e, em particular, ao seu programa televisivo muito popular nos EUA, no período 1966-68. A sua derradeira longa-metragem, No Good Deed/Refém, um thriller com Samuel L. Jackson e Milla Jovovich, surgiu em 2002.

>>>  Genérico de abertura da série The Monkees.


>>> Trailer de Five Easy Pieces.


>>> Bob Rafelson falando das suas influências (2005).


>>> Obituário em The Washington Post.