quarta-feira, julho 27, 2022

David Warner (1941 - 2022)

A estranheza da sua presença ligava-se com a subtileza da arte de representar: o actor inglês David Warner faleceu no dia 24 de julho, num hospital de Londres, vitimado por cancro no pulmão — a sua morte ocorreu cinco dias antes de completar 81 anos.
Com uma sólida formação teatral, entrou para a Royal Shakespeare Companhy em 1962. A partir daí, começou a ser solicitado para trabalhos em cinema e televisão, construindo uma filmografia de muitos contrastes, impressionante, desde logo, pela quantidade: mais de duas centenas de títulos.
Tom Jones (1963), de Tony Richardson, é um dos primeiros momentos dessa filmografia. De qualquer modo, o seu primeiro papel de destaque ocorreria em Michael Kohlhaas, o Rebelde (1969), segundo o romance de Heinrich von Kleist, sob a direcção de Volker Schlöndorff. Acabaria por se tornar um secundário de múltiplas facetas, surgindo, por exemplo, em Balada do Deserto (1970), western de Sam Peckinpah, Providence (1977), romance filosófico de Alain Resnais, ou Tron (!982), guerra de computadores assinada por Steven Lisberger. A mini-série bíblica Masada (1981), valeu-lhe um Emmy. Teve o seu derradeiro papel cinematográfico em O Regresso de Mary Poppins (2018), de Rob Marshall.

>>> Resumo da carreira de David Warner [The Guardian].


>>> Obituário no BFI.