sábado, janeiro 30, 2021

SOPHIE (1986 - 2021)

Primeira artista transgénero a ser nomeada para um Grammy, a escocesa SOPHIE faleceu no dia 30 de janeiro, na sequência de um "súbito acidente", em sua casa, em Atenas — contava 34 anos; a notícia foi conhecida através da editora Transgressive: “Fiel à sua espiritualidade, subiu para ver a lua cheia e acidentalmente escorregou e caiu."
Nascida em Glasgow, a 17 de setembro de 1986, de seu nome Sophie Xeon, adoptou o nome artístico SOPHIE (com maiúsculas). Impôs-se através de um espantoso tratamento electrónico de sofisticadas canções, cruzando diversos e sugestivos valores, da tradição romântica aos mais ousados efeitos de manipulação e montagem sonora, passando por uma inusitada pose de crooner.
Product (2015), uma compilação de singles e alguns temas originais, trouxe-lhe uma visibilidade internacional que se traduziu na chamada para colaborações com Madonna (Bitch I'm Madonna), Charlie XCX e Vince Staples, entre outros. Editou um único álbum, em 2018, o admirável Oil of Every Pearl's Un-Insides: a sua energia criativa teve o prolongamento adequado em alguns telediscos de concepção tão original quanto arrojada, com destaque para Faceshopping [video]. Nesse mesmo ano, foi distinguida com o prémio de inovação dos AIM Independent Music Awards.


>>> Obituário na Rolling Stone.