sexta-feira, janeiro 22, 2021

Batom? Ou bâton?

@jjlr_lopes

Subitamente, a cena política agitou-se por causa de um “batom vermelho”. Resta saber se a polémica enriquece a nossa vida e, como diz Jean-Luc Godard, nos ajuda a “pensar politicamente” o que somos ou queremos ser — este texto foi publicado no Diário de Notícias (17 janeiro), com o título 'O batom do nosso descontentamento'.

Fui um dos utilizadores do Instagram a publicar uma imagem de uma mulher com os lábios pintados de vermelho: um fotograma de Marilyn Monroe, em vibrante Technicolor, no filme Niagara (1953), realizado por Henry Hathaway. Em boa verdade, creio que o efeito imediato de tal gesto acaba por ser profundamente equívoco.
Expor a provocação gratuita de André Ventura ao comentar o “batom vermelho” de Marisa Matias? Sim, sem dúvida. O debate (a que chamam) político está contaminado por peripécias deste calibre intelectual e não tenho a ilusão de me considerar tão indiferente, ou tão puro, que possa alhear-me das respectivas convulsões.
Acontece que a divertida proliferação de imagens de mulheres e homens de lábios vermelhos favorece uma dimensão pueril da qual, insisto, não me estou a excluir. Dir-se-ia que a aceleração dos nossos circuitos “informativos” nos transformou em peões de um jogo contaminado pela possibilidade de arremessar um qualquer símbolo contra o protagonista ou detentor de outra simbologia.
Podemos sempre evocar, ou invocar, o valor clássico e cartesiano da razão. Não no sentido de ter razão “contra” aquilo que seria o erro (a desrazão, precisamente) do outro. Antes porque, defendendo a razão como disponibilidade para o pensamento, talvez seja possível, pelo menos, contrariar um pouco as palavras dos que banalizam o acto de pensar.
Mas é um pouco como acreditar que é possível deparar com alguma razoabilidade na análise política dos dinheiros para as actividades artísticas. Ciclicamente, por exemplo, o oceano mediático agita-se com mais uma discussão sobre os parcos milhões disponíveis para o cinema português… Com que efeitos práticos?
Uma coisa é certa: quase duas décadas depois, continuo à espera que alguma voz da política, de qualquer direita, de qualquer esquerda, venha formular alguma dúvida metódica sobre a pertinência de se terem gasto 645 milhões de euros (muitas décadas de produção cinematográfica…) para construir uma dezena de estádios de futebol para o Euro2004. Não para montar mais um tribunal “popular” — já basta o que basta. Apenas porque essa dúvida poderia ser útil aos modos de nos pensarmos colectivamente.
O modo como vivemos a política — ou como nos “pensamos politicamente”, para aplicarmos uma expressão consagrada pelo trabalho cinematográfico e televisivo de Jean-Luc Godard — passou a depender de peripécias de “batom vermelho” e afins. Como se tudo acontecesse num território delimitado, maniqueísta e frívolo, de que somos espectadores cansados, entre o divertido e o deprimido.
Godard é autor de uma imensa filmografia marcada por estas questões. Em 2019, numa entrevista ao canal franco-alemão Arte, por ocasião da passagem do seu filme O Livro de Imagem (2018), citava, a propósito, estas palavras do filósofo Claude Lefort: “As democracias modernas, transformando a política num domínio autónomo de pensamento, predispõem ao totalitarismo” (traduzo à letra o verbo original: “prédisposer”).


Subitamente, compreendemos que o jogo é outro. E, sobretudo, é de outra natureza. Não se trata de saber quem tem o melhor “batom” para contrapor ao “batom” do outro, mas sim de enfrentar a crise de identidade do próprio discurso político. Por alguma razão, em O Livro de Imagem, Godard escolheu criar uma imagem emblemática, isolando a mão direita de São João Baptista, apontando para o céu — é um fragmento de um quadro pintado por Leonardo da Vinci em 1513-16. Aí se condensa uma regra de ouro: vemos e comunicamos através da reconversão de elementos (palavras, imagens, pensamentos) herdados de outros que nos são próximos, mesmo à distância de séculos.
No meio de tudo isto, sinto-me compelido a expor uma pessoalíssima fraqueza: foi preciso esta polémica de coisa nenhuma para ficar a saber que os vigilantes da língua portuguesa também mandaram para o exílio o elegante “bâton” francês, optando pela orgulhosa escrita lusitana de “batom”. Decididamente, a cosmética fascina-me.
Da pintura de Leonardo Da Vinci ao cinema de Jean-Luc Godard:
as imagens questionam-nos, mesmo à distância de séculos