sábado, janeiro 23, 2021

Larry King (1933 - 2021)

Lendário entrevistador de televisão, encarnou como poucos uma ideia clássica de diálogo jornalístico: o novaiorquino Larry King faleceu no dia 23 de janeiro, no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, onde estava internado desde finais de dezembro, infectado por Covid-19 — contava 87 anos.
Do trabalho inicial numa rádio de Miami, onde começou em 1957, aos programas na plataforma digital Ora TV, de que foi um dos fundadores em 2012, King — nome verdadeiro: Lawrence Harvey Zeiger — foi apurando um estilo de dicção, um modelo de pose e uma estratégia de entrevistador que teve a sua apoteose na CNN. O seu Larry King Live manteve-se como um sucesso nos EUA, e um fenómeno global, entre 1985 e 2010, prefazendo um total de 6120 edições.
Face a personalidades marcantes da política ou a estrelas do entertainment, passando por empreendedores em ascensão (entrevistou várias vezes Donald Trump), distinguiu-se pela capacidade de fazer perguntas concisas e pertinentes, mesmo as mais difíceis deixando espaço para o seu interlocutor poder responder — nessa medida, foi o exacto oposto do entrevistador sem capacidade de escuta que só pretende expor o entrevistado através de algum incidente de expressão ou trocadilho de linguagem.
Sem nunca ter tido aquilo que se possa chamar uma carreira cinematográfica, King surgiu em pequenos papéis em vários filmes (e também produções televisivas), quase sempre assumindo o seu próprio papel. Vimo-lo, por exemplo, em Os Caça-Fantasmas (1984), Contacto (1997) ou Bulworth (1998); ouvimo-lo também a dar voz a personagens de desenhos animados, nomeadamente Doris em Shrek 2 e respectivas sequelas, ou Bee Movie/A História de uma Abelha (2007), interpretando 'Bee Larry King'.
Em 1987, na sequência do primeiro ataque cardíaco que sofreu, criou a Larry King Cardiac Foundation, organização não lucrativa com o objectivo principal de auxiliar doentes com problemas para financiar os seus próprios tratamentos. Dois anos mais tarde, publicou o livro Mr. King, You're Having a Heart Attack: How a Heart Attack and Bypass Surgery Changed My Life.

>>> Memória da CNN.


>>> No filme A História de uma Abelha, contracenando com Barry B. Benson (Jerry Seinfeld).
 

>>> Obituário no Los Angeles Times.
>>> Entrevista a Larry King na Television Academy Foundation.
>>> Memórias de Larry King no Variety.