segunda-feira, outubro 15, 2018

Madonna — uma questão de pele

Há uma lacuna na história recente dos telediscos: Madonna tem feito falta a um panorama criativo de que, nos tempos heróicos da MTV, foi uma das pioneiras. A última vez que a vimos foi em God Is a Woman, de Ariana Grande — em boa verdade, apenas a escutávamos, uma vez que lhe competia desempenhar a voz de Deus... Antes disso, foi há mais de três anos, no Verão de 2015, que surgiu aquele que é o seu mais recente teledisco: Bitch I'm Madonna, do álbum Rebel Heart, com direcção do fiel Jonas Akerlund.
Pois bem, deparamos agora com 'Roll Call', um quase-teledisco. Trata-se de uma delirante, irónica e auto-irónica promoção dos seus produtos de beleza para a pele, MDNA Skin — da condição de criadora de coreografias à integração do seu Erotica, Madonna propõe uma curta-metragem que merece entrar na sua videografia oficial.
É, afinal, um capítulo audiovisual que se sucede à admirável performance na Met Gala (7 Maio), em que interpretou Like a Prayer, Beautiful Game e Hallelujah (Leonard Cohen), sendo o tema do meio o primeiro a ser revelado de um novo álbum a sair em 2019 — com telediscos, por certo. Entretanto, aqui ficam as imagens do novo clip e do espectáculo do Met.