|
Ingrid Bergman / UNDER CAPRICORN (1949) |
Reduzir cada filme de Alfred Hitchcock (1899-1980) a alguns fotogramas? Não é, obviamente, possível... Mesmo que sejam 1000 fotogramas! Em todo o caso, é essa a interessante aposta do site
1000 Frames of Hitchcock. Porquê interessante? Porque cada enquadramento do autor de
Notorious (1946),
The Wrong Man (1956) ou
Frenzy (1972) nunca é um elemento banalmente pictórico, muito menos pitoresco, integrando e ecoando todas as componentes dramáticas e simbólicas da narrativa em que está inscrito.
Num tempo em que os "filmes de telemóvel", agitados e vazios (Jason Bourne, Esquadrão Suicida, Star Trek: Além do Universo, etc.), menosprezam a nobre arte da composição do espaço, olhar para a visão de Hitchcock é gratificante — visão ou visões, se assim preferirem.
|
Ruth Roman / STRANGERS ON A TRAIN (1953) |
|
Tippi Hedren / MARNIE (1964) |