quarta-feira, junho 22, 2016

Cristiano Ronaldo e o seu microfone


1. No passeio matinal da selecção nacional de futebol, Cristiano Ronaldo foi questionado por um repórter da CMTV — pegou no seu microfone e lançou-o à água.

2. Será esta a melhor atitude do mundo para lidar com a mediocridade jornalística de muitas formas contemporâneas de (não) fazer televisão?

3. Convenhamos que não parece possível definirmos a CMTV como a melhor televisão do mundo. O seu dia a dia faz-se mesmo dos valores (?) do pior jornalismo que conhecemos: fulanização anedótica das notícias, exploração gratuita de eventos a que se sobrepõem rótulos de "choque" ou "escândalo", alarmismo militante, boçalidade especulativa, enfim, histeria populista.

4. Apesar disso — ou por causa disso mesmo —, importa não ceder à obscena mitificação de tudo o que faz Cristiano Ronaldo, lembrando que o rótulo de "melhor jogador do mundo" (mesmo deixando de lado a discussão legítima sobre a sua pertinência futebolística) não é o mesmo que um certificado de irresponsabilidade e infantilismo público.

5. A moral da história é, por isso, inequívoca: o diferendo Ronaldo/CMTV será sempre um divertimento pueril se for descrito e pensado como um momento isolado de triste burlesco; mas mesmo que fiquemos por essa descrição e esse pensamento, importa defender a CMTV contra Cristiano Ronaldo.