domingo, junho 28, 2015

Patrick Macnee (1922 - 2015)

Célebre pela personagem de John Steed na série televisiva Os Vingadores, o actor inglês Patrck Macnee faleceu no dia 25 de Junho, na sua casa de Rancho Mirage, California — contava 93 anos.
Formado na Webber Douglas Academy of Dramatic Art, desde finais da década de 40 começou a surgir em pequenos papéis de cinema, tanto em Inglaterra (A Batalha do Rio da Prata, Michel Powell/Emeric Pressburger, 1956), como em Hollywood (Les Girls, George Cukor, 1957). Trabalhando sempre mais em televisão, foi no pequeno ecrã que se tornou famoso, graças à série Os Vingadores (nada a ver com a franchise da Marvel) — entre 1961 e 1969, aí assumiu a figura de John Steed, o gentleman investigador do crime que mantinha uma relação de sedução e pudor com a sua companheira Emma Peel, interpretada por Diana Rigg (personagem que, em qualquer caso, apenas surgiu em 1965).
Tornou-se cidadão americano em 1982 e publicou uma autobiografia, Blind in One Ear: The Avenger Returns, em 1988. Em 1996, participou no teledisco de Don't Look Back in Anger, dos Oasis, interpretando o motorista da banda. Em 1998, surgiu uma versão cinematográfica de Os Vingadores, dirigida por Jeremiah S. Chechik, com Ralph Fiennes e Uma Thurman como protagonistas — Macnee emprestava a sua voz à personagem de 'Invisible Jones'.

>>> Genérico de Os Vingadores, com Patrick Macnee e Diana Rigg; teledisco de Don't Look Back in Anger, dos Oasis.




>>> Obituário na BBC.
>>> Site oficial de Patrick Macnee.