segunda-feira, fevereiro 23, 2015

"Birdman" vence Oscars

Numa cerimónia apresentada por Neil Patrick Harris, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood consagrou Birdman como melhor filme de 2014. O filme levou Alejandro González Iñárritu três vezes ao palco do Dolby Theatre, para receber o Oscar máximo e, antes, os das categorias de argumento original e realização; Birdman arrebatou ainda a distinção de melhor fotografia.
Sem surpresas foram os resultados nas categorias de interpretação, com Oscars atribuídos a Eddie Redmayne (actor, A Teoria de Tudo), Julianne Moore (actriz, O Meu Nome É Alice), J. K. Simmons (actor secundário, Whiplash) e Patricia Arquette (actriz secundária, Boyhood).
Grand Budapest Hotel, com quatro distinções, trouxe, finalmente, a consagração de Alexandre Desplat (melhor música), por certo um dos mais talentosos compositores de cinema da actualidade.
Fenómeno pouco comum: todos os oito títulos nomeados para melhor filme, tiveram, pelo menos, um Oscar. No site da Academia, podemos consultar a lista oficial de nomeados e vencedores nas 24 categorias em disputa.