segunda-feira, dezembro 08, 2014

Ventura, Pedro Costa, o cinema

Pedro Costa volta a filmar Ventura, em Cavalo Dinheiro: o cinema sublime de um dos maiores autores do cinema contemporâneo — este texto foi publicado no Diário de Notícias (4 Dezembro), com o título 'A cidade do cinema'.

De onde vem o Ventura, protagonista monumental e comovente de vários filmes de Pedro Costa? Lembremos o mínimo biográfico: vem de Cabo Verde, inscrevendo no cinema uma mágoa em que o sentimento de exílio se combina com a ânsia de um mundo alternativo, utópico e indizível. E vem também do bairro das Fontainhas, esse labirinto de ruas estreitas e almas silenciosas que tem habitado o cinema de Pedro Costa através de Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006).
Agora, com Cavalo Dinheiro, tudo isso se confirma e reinventa, como se o Ventura fosse um mensageiro de um lugar remoto, em fuga à própria prisão do tempo. De tal modo que Pedro Costa abre o seu filme, de forma fulgurante, com uma série de fotografias de Jacob Riis — são imagens com cerca de cem anos que, através de gente pobre de Nova Iorque, nos recolocam de forma singular, e singularmente perturbante, no nosso dramático presente.
Cavalo Dinheiro possui a intensidade esquecida, e também a beleza radical, de um filme assombrado da “série B” dos anos 40, sem com isso perder uma relação carnal, à flor da pele, com o ser (ou não ser) português. Será esse, afinal, um dos poderes mais radicais, e também dos que passaram a ser menos cultivados, da linguagem cinematográfica. Enquanto o dispositivo televisivo vive regido pela ilusão de uma transparência obrigatória do aqui e agora, o cinema — ou, pelo menos, o cinema de autores geniais como Pedro Costa — relança-nos na complexidade poética de um tempo em que o instante imediato pode envolver a transcendência mais impossível de medir ou descrever: um simples elevador em que Ventura se desloca deixa de ser um instrumento de movimento vertical, para funcionar como veículo de um mundo horizontal em que podemos ser cidadãos de qualquer cidade.