Originalmente exibida em 1980 no PBS (o canal público norte-americano), Cosmos rapidamente se afirmou como um marco de referencia na história da divulgação científica. Acompanhado por um livro com o mesmo título que passava pelas temáticas e ângulos de abordagem levantados pelos episódios, Cosmos fez de Carl Sagan uma das mais conhecidas vozes na história da divulgação da ciência ao grande público.
Com música de Vangelis e outros compositores, usando os efeitos visuais mais avançados para a época, a série levou-nos através do espaço e do tempo à descoberta do universo e, na verdade, de nós mesmos.
Agora, 34 anos depois, uma segunda série com o título Cosmos volta aos pequenos ecrãs. Trata-se de Cosmos – A Spacetime Odissey, que parte de textos de Ann Druyan (que partilhou vida e obra com Sagan e com ele co-assinou a série original) e conta com apresentação de Neil deGrasse Tyson. Com produção de Seth MacFarlane, a nova série de 13 episódios entrou em produção em 2011 e esta semana chega aos pequenos ecrãs. Teve estreia mundial ontem em dez canais de cabo norte-americanos. E chega hoje até nós, pelas 23.00 no National Geographic...
Podem ver aqui o trailer desta nova série.