sexta-feira, março 28, 2014

Lorenzo Semple Jr. (1923 - 2014)

FOTO: Festival de Karlovy Vary
Com uma actividade que se desenvolveu ao longo de meio século, o argumentista americano Lorenzo Semple Jr. faleceu de causas naturais, em sua casa, em Los Angeles, a 28 de Março, um dia depois de ter completado 91 anos.
Começou por escrever contos para publicações como The Saturday Evening Post e Collier's Weekly e, depois, peças de teatro. A adaptação de uma das suas peças, The Golden Fleecing, foi comprada por um estúdio de Hollywood, abrindo-lhe as portas da indústria — seria produzida como The Honeymoon Machine (1961), comédia com Steve McQueen, dirigida por Richard Thorpe.
Os seus títulos mais citados estão ligados ao registo da aventura, primeiro em televisão com a série Batman (1966-68), depois no cinema, nomeadamente com Papillon (1973), de Franklin J. Shaffner, King Kong (1976), de John Guillermin, Flash Gordon (1980), de Mike Hodges, e Nunca Mais Digas Nunca (1983), o filme de Irving Kershner com o qual Sean Connery regressou à personagem de James Bond. De qualquer modo, os trabalhos mais sofisticados de Lorenzo Semple Jr. pertencem ao domínio do thriller político, com destaque para A Última Testemunha (1974), de Alan J. Pakula, Sangue Frio em Água Quente (1975), de Stuart Rosenberg, e Os Três Dias do Condor (1975), de Sydney Pollack — protagonizados, respectivamente, por Warren Beatty, Paul Newman e Robert Redford. Em 2008, foi homenageado pela Writers Guild of America.

>>> Trailer de Os Três Dias do Condor.


>>> Obituário em The Wrap.