sábado, abril 21, 2012

De visita a Versalhes (3)

Foto: F.G.

Continuamos a viagem através das salas do Palácio de Versalhes. Ao entramos no palácio percorremos primeiro o grande corredor da ala Norte, subindo as escadas que ficam ao fundo, à esquerda (e a carecer de restauro) e entramos no piso nobre junto à Ópera. Fazemos o caminho inverso, passando pela capela e, logo a seguir, o Salão de Hércules, onde hoje circularemos.

Fotos: N.G. + F.G.
Este espaço era um ponto de confluência direta entre a ala Norte, o acesso à capela (a quinta e definitiva do palácio) e os salões dos Grands Apartements, com acesso direto (por uma porta hoje habitualmente fechada) aos apartamentos do rei. Este espaço correspondeu em tempos a uma capela, que ocupava este e o piso inferior. Foi já em inícios do século XVIII que Luís XIV repensou aquela parte do edifício, mandando projetar um salão que só seria concluído por Luis XV e por arquitetos e pintores por si escolhidos. O Salão de Hércules foi então o novo salão de bailes do palácio, usado mais tarde, já no reinado de Luís XVI, para funções diplomáticas. Hoje assegura a entrada dos visitantes na sucessão de salas que faz o circuito dos Grands Apartements.

Imagens Google Earth
Ao longo deste percurso pelo palácio de Versalhes vamos recorrer, além de imagens próprias captadas em visita feita este ano, a um circuito virtual que se pode realizar através do Google Earth. Estas três últimas imagens correspondem a três olhares possíveis pelo salão de Hércules através desta ferramenta. São visões gerais, sendo que ao visitante “virtual” é permitido tempo e um enfoque pormenorizado, num olhar que percorre os 360 graus sobre esta sala.

Podem fazer aqui o percurso virtual pelo palácio.