domingo, abril 24, 2011

Kevin Jarre (1954 - 2011)


Fascinado pela história da Guerra Civil Americana, escreveu o argumento do filme, realizado por Edward Zwick, Glory/Tempo de Glória (sobre um batalhão de soldados negros): Kevin Jarre faleceu no dia 3 de Abril em Santa Monica, California, vítima de ataque cardíaco – contava 56 anos.
Lançado em 1989, Glory foi o seu trabalho de maior impacto, tendo-lhe valido uma nomeação para o Globo de Ouro de melhor argumento. Antes, já escrevera A Vingança do Herói (1985), segundo título da saga de "Rambo", com Sylvester Stallone, e The Tracker, um western (telefilme) dirigido por John Guillermin. Escreveu ainda outro western, Tombstone, de George Pan Cosmatos, e The Devil's Own/Perigo Íntimo, um thriller político dirigido por Alan J. Pakula – este último, protagonizado por Brad Pitt e Harrison Ford, tendo como pano de fundo a Irlanda e a acção do IRA, é sem dúvida, juntamente com Glory, o seu trabalho mais elaborado. Foi ainda produtor de O Chacal (1997), de Michael Caton-Jones, e produtor executivo de A Múmia (1999), de Stephen Sommers (participando também na história de base).
A sua mãe, a actriz Laura Devon (1931-2007), casou-se com o compositor Maurice Jarre (1924-2009) quando Kevin tinha sete anos; o pai adoptivo atribuiu-lhe, assim, o apelido Jarre – era, portanto, meio irmão do compositor Jean-Michel Jarre (n. 1948).