quinta-feira, junho 03, 2010
A caminho de Marte...
Depois de várias etapas de primeiros ensaios e testes, começa hoje, em Moscovo, a experiência Mars 500. Trata-se de um projecto de simulação de uma viagem tripulada a Marte, juntando uma série de voluntários (os astronautas, portanto) num habitat durante um período de 520 dias.
Na verdade os “astronautas” não vão sair nunca de uma série de salas criadas para simular não apenas a nave que os transpotaria a Marte, o módulo que desceria à superfície e até mesmo um pedaço de solo marciano…
Durante a “viagem”, os “astronautas” vão viver tal e qual os que habitam a estação espacial internacional. Ou seja, trabalharão em semanas regulares, cada uma com dois dias de folga (salvo em situações de emergência), terão de gerir os mantimentos e comunicarão pela Internet, com um atrazo que simulará a progressiva distância a que deveriam estar da Terra… Durante este período serão permanentemente monitorizados por equipas que avaliarão as suas condições físicas e psicológicas.
A 8 de Fevereiro de 2011 “chegarão” à superfície marciana… Aí a equipa estará dividida em duas, a que se manteria em órbita e a que desceria ao solo marciano. Após um mês em Marte inicia-se o retorno. E o regresso está marcado para 5 de Novembro de 2011… Então boa viagem!
O “astronauta” italo-colombiano Diego Urbina tem uma página no Twitter onde vai manter-nos a par da “viagem”.