sexta-feira, novembro 24, 2023

Alexandre Kantorow, ou o tempo circular

ALEXANDRE KANTOROW
Fundação Calouste Gulbenkian / Grande Auditório
11 nov 2023, 19h00

Johannes Brahms
Rapsódia em Si menor, op. 79 n.º 1
Franz Liszt
Estudo de execução transcendente, Chasse-neige, S.139/12,
Vallée d’Obermann S.160/6 (Années de Pèlerinage: 1e année, Suisse)
Béla Bartók
Rapsódia, op. 1
Sergei Rachmaninov
Sonata n.º 1, em Ré menor, op. 28
J. S. Bach / J. Brahms
Chaconne em Ré menor, para a mão esquerda (da Partita para Violino solo n.º 2, BWV 1004)

"Não há palavras", dizia um espectador naquele inesquecível fim de tarde no Grande Auditório na Gulbenkian. Apetece brincar com as palavras e reforçar o espanto, dizendo que, de facto, Alexandre Kantorow é um daqueles pianistas capaz de nos garantir que a sua relação com as teclas supera e, no limite, dispensa os códigos da fala ou da escrita...
... ainda assim, é preciso dizer/escrever alguma coisa. Sublinhando, em particular, que a mestria de Kantorow, alheia a qualquer ostentação de versatilidade, ao escolher Brahms, Liszt, Bartók e Rachmaninov, parece enraizar-se num tempo de transição, ou melhor, de passagem (do século XIX para o século XX), quando os parâmetros da composição e da performance se terão aberto, mais do que nunca, a todas as possbilidades. Ao escutarmos Vallée d'Obermann, por exemplo, dir-se-ia que a composição de Liszt nos devolve a um tempo passado, carregado de futuro, em que todas as matrizes reconhecíveis parecem coabitar com a mais pura improvisação — o que, evidentemente, decorre também do modo como Kantorow a interpreta.
Chegados ao momento final do programa, consultamos a calendário e observamos o tempo que passa, passando através de uma circularidade cujo enigma suspenso nos mobiliza. Assim, há mais de um século e meio entre a origem da Chaconne de Bach, composta em 1720, e a sua transcrição "para a mão esquerda", feita por Brahms, em 1879. Essa distância desenha também o cenário de uma proximidade de que Kantorow é, de uma só vez, o intérprete concreto e o mensageiro abstracto — eis um registo da Chaconne, por Kantorow, realizado na Sociedade Filarmónica de Moscovo, a 15 de maio de 2021.