quinta-feira, outubro 20, 2022

AXN Movies — movies?

Alfred Hitchcock
[1899-1980]

* Na televisão, há coisas que, decididamente, não se entendem — e que, em última instância, vão minando a imagem pública de quem nessas coisas trabalha.

* Assim, por exemplo, o site do AXN, incluindo o AXN Movies, continua a ser um caso dramático de confusão gráfica, banalidade (des)informativa e até qualidade de escrita descuidada, por vezes francamente medíocre.

* Por estes dias, consultamos o AXN Movies e ficamos a saber que vai haver uma 'Semana do Medo' (24/31 de outubro) para celebrar o Halloween. Nem se trata, entenda-se, de voltar a discutir este mercantilismo há vários anos instalado na sociedade portuguesa (muito para lá do cinema) que se esforça por nos convencer que o Halloween é uma tradição lusitana que nos acompanha desde os tempos de D. Afonso Henriques. Acontece que o primeiro filme da referida semana é Psycho/Psico (1960), de Alfred Hitchcock, um daqueles clássicos que faz parte da memória popular. Ou seja: um filme sobre o qual a maior parte dos espectadores sabe alguma coisa porque, precisamente, o seu conhecimento é natural no interior, não apenas da memória cinéfila, mas do mais corrente consumo cinematográfico.

* Um filme não é a sua sinopse, mas se quisermos ser hiper-esquemáticos, diremos que, em Psico, começamos por conhecer a personagem de Marion Crane (Janet Leigh) que foge depois de ter roubado 40.000 dólares do cofre do patrão, refugiando-se no motel de Norman Bates (Anthony Perkins), personagem de inquietante perfil psicológico...

* Digamos que informar o leitor de tais dados, apesar de tudo, objectivos, não será o mesmo que esta prosa que encontramos no site do AXN Movies:
Psico apresenta-nos Marion, uma secretária em fuga devido a um passado tormentoso, que se refugia num pequeno hotel gerido por Norman Bates, um jovem tímido.

* Além do mais, acontece que Psico se intitula... Psico. E não, como se escreve no AXN Movies, Psico II. A dimensão ibérica do negócio talvez não justifique que se diga que o título (para mais, referido como original), é Psicosis II. Ou será que até mesmo os elementos mais objectivos da história estão a ser reconvertidos em forma de disparate e Hitchcock, afinal, foi um nome grande da cinematografia espanhola?

* Hipótese alternativa: será que estamos perante um filme inédito? É que o Psico, de Hitchcock, dura 1h 49m, mas o filme que o AXN Movies anuncia tem 2 horas.

* Provavelmente, o AXN Movies tem ainda mais surpresas por revelar, já que um outro filme do ciclo, Sei o que Fizeste no Verão Passado (1997), está identificado como sendo do realizador: Name not found...

* A informação de uma qualquer programação — neste caso de cinema, mas podia ser de qualquer outra área artística — não tem que ser uma tese universitária sobre os objectos apresentados e, escusado será sublinhá-lo, não está obrigada a ser um exercício, "bom" ou "mau", de crítica de cinema. Acontece apenas que esta desvalorização do produto (para utilizarmos a palavra com que alguns profissionais do marketing tentam bloquear o velho e respeitável termo de filme) reflecte uma indiferença cujo vazio informativo é, no mínimo, chocante.

* Resta saber se se quer estabelecer alguma relação, inteligente e bem informada, com o espectador/consumidor. Ou se nada se faz a não ser acumular produto.

* Sem esquecer que o AXN Movies ostenta uma marca de indiscutível prestígio artístico e industrial — A Sony Network — que custa ver banalizada através de tanta grosseria.