quinta-feira, janeiro 20, 2022

Gaspard Ulliel (1984-2022)

Libération

Gaspard Ulliel, um dos rostos mais populares do actual cinema francês, faleceu no dia 19 de janeiro, na sequência de um acidente de ski na estação de desportos de inverno La Rosière — contava 37 anos.
Les Égarés/Os Fugitivos (2003), admirável drama sobre o interior da França durante a ocupação nazi, assinado por André Téchiné, foi um título decisivo para impor a sua pose distante e enigmática, ao mesmo tempo carregada de emoções. A versatilidade de imagem, pose e registo dramático permitiu-lhe até protagonizar um anúncio da Chanel, sob a direcção de Martin Scorsese, uma das obras-primas da publicidade do século XXI.
Hannibal - A Origem do Mal (2007), de Peter Webber, título certamente menor na galeria de versões cinematográficas da personagem de Thomas Harris, terá sido o filme que mais contribuiu para a sua fama internacional. Entre outros momentos marcantes da sua filmografia, podemos destacar The Tulse Luper Suitcases, Part 2 (2004), de Peter Greenaway, Um Longo Domingo de Noivado (2004), de Jean-Pierre Jeunet, Un Barrage contre le Pacifique (2008), de Rithy Panh, A Princesa de Montpensier (2010), de Bertrand Tavernier, Saint Laurent (2014), de Bertrand Bonello, Tão Só o Fim do Mundo (2016), de Xavier Dolan, e Eva (2018), de Benoît Jacquot. Foi distinguido com dois Césares do cinema francês: melhor esperança masculina (Um Longo Domingo de Noivado) e melhor actor (Tão Só o Fim do Mundo).
 
>>> Trailer de Les Égarés + Bleu de Chanel.




>>> Obituário na France 24.