terça-feira, dezembro 22, 2020

"Vitalina Varela" vs. Hollywood

Vitalina Varela, Vitalina Varela (2019)

Agora escolhido como candidato português a uma nomeação para o Oscar de melhor filme internacional, Vitalina Varela foi visto nas salas do nosso país, segundo os números oficiais do Instituto do Cinema e do Audiovisual, por 5.824 espectadores
Observamos, assim, um curioso fenómeno social: os espectadores podem escassear, mas orgulho nacional é coisa que não falta. Aliás, das duas uma: ou toda esta agitação resulta de 5.824 pessoas a celebrar o facto, ou podemos supor que esse orgulho até nos pode dispensar de ver os filmes. 
Na verdade, somos peões de uma cultura cuja paixão artística está toldada, para não dizer anulada, pela perversão do sucesso. A saber: o culto beato dos vencedores. 
Se tivesse havido um décimo desta agitação no momento da estreia de Vitalina Varela, teríamos, por certo, usufruido de uma interessante troca de ideias. 
Convém, por isso, lembrar aos mais precipitados que, com esta escolha, Pedro Costa não ganhou nada e que o seu prodigioso filme já valia o que vale antes de chegar à Academia de Hollywood