quinta-feira, junho 18, 2020

Shortcutz Ovar — o regresso

[FOTOS: Rui Pedro Tendinha]
Noite de 18 de Junho. Cenário: Escola de Artes e Ofícios, Ovar. Tiago Alves apresenta aquele que, depois da cerca sanitária, é o primeiro evento público na cidade. Dito de outro modo: o Shortcutz Ovar retoma, assim, a sua actividade, divulgando cinema português em formato curto.

Esta notícia sobre o evento foi publicada no Diário de Notícias (17 Junho).

Depois da cerca sanitária imposta pela pandemia, Ovar vai retomar as suas actividades culturais. Assim, a sessão do Shortcutz Ovar do dia 18 (22h00), será o primeiro evento público a acontecer na cidade depois das restrições sociais impostas pelo surto de Covid-19.
Curiosamente, antes do confinamento, o derradeiro evento público em Ovar, tinha sido uma sessão do Shortcutz, a 6 de março, com os premiados do ano anterior. Entre 9 de abril e 11 de junho, o Shortcutz manteve os seus programas de divulgação de curtas-metragens portuguesas, tendo realizado nove sessões online, exibindo os trinta títulos que tinham sido apresentados ao longo de 2019.
Para a nova temporada, o Shortcutz regressa às instalações da Escola de Artes e Ofícios, agora numa sala mais ampla. Para assistirem às sessões, os interessados terão de reservar os seus lugares, através de uma inscrição prévia — agora, os lugares serão marcados, com cadeiras vazias entre eles.
Na sessão de reabertura serão projectados quatro filmes: Equinox, de Bruno Carnide, Um Retrato de Borboletas, de Henrique Prudêncio, Lisboa 2018, de Francisco Valente, e Cenas de uma Vida Amorosa, de Miguel Afonso Carranca.
Antes da habitual interrupção do mês de agosto, estão agendadas mais três sessões para julho (2, 16 e 30). Ao longo da temporada, serão exibidas trinta curtas-metragens produzidas ao longo de 2019, incluindo Herói Invisível, da luso-francesa Cristèle Alves Meira, vencedora da primeira temporada do Shortcutz Ovar, em 2017, com Campo de Víboras.