sexta-feira, junho 12, 2020

Denise Cronenberg (1938 - 2020)

Notável criadora de guarda-roupa para cinema, a canadiana Denise Cronenberg faleceu no dia 22 de Maio em Burlington, Ontario (só agora tendo sido divulgada a notícia da sua morte) — contava 81 anos.
A sua trajectória artística começou pela dança, passando pelo design de moda e, por fim, desembocando no cinema. Estreou-se em 1986, concebendo o guarda-roupa de A Mosca, de David Cronenberg, seu irmão. A sua relação de trabalho manteve-se até 2014, com Mapas para as Estrelas, com Denise a criar, por exemplo, os fatos dos gémeos interpretados por Jeremy Irons em Irmãos Inseparáveis (1988), os modelos nostálgicos da China em M. Butterfly (1993), os artefactos "futuristas" de eXistenZ (1999), as vestes europeias de Freud e Jung em Um Método Perigoso (2011) ou as emblemáticas silhuetas de Manhattan em Cosmopolis (2012). Com outros cineastas, trabalhou, por exemplo, em O Renascer dos Mortos (Zack Snyder, 2004), O Incrível Hulk (Louis Leterrier, 2008) e Resident Evil: Ressurreição (Paul W.S. Anderson, 2010). Em 2008, quando A Mosca foi refeito como ópera, por Howard Shore (compositor do filme), Denise foi também responsável pelo guarda-roupa.
Num depoimento prestado ao jornal canadiano The Globe and Mail, David Cronenberg lembrou-a deste modo: "Creio que não teve o reconhecimento que merecia, e tenho a certeza que ela também o sentia. Somos canadianos, tendemos a não ser auto-promotores, e é um facto que ela não o era. Ao mesmo tempo, sentimos um grande orgulho pelo nosso trabalho e por isso gostaríamos de ser reconhecidos, mas sem que o queiramos pedir. Creio que, nesse aspecto, ela se sentia desiludida."

>>> Trailer de Irmãos Inseparáveis.


>>> Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender) em Um Método Perigoso.


>>> Obituário em The Hollywood Reporter.