domingo, março 08, 2020

McCoy Tyner (1938 - 2020)

Figura central da história do piano no interior da história do jazz, o músico americano McCoy Tyner faleceu no dia 6 de Março, na sua casa de New Jersey — contava 81 anos.
Em 1962, gravou o álbum Inception, para a etiqueta Impulse!, com Art Davis (contrabaixo) e Elvin Jones (bateria), inaugurando assim uma carreira em nome próprio, capaz de integrar as heranças do hard bop, celebrando uma postura contaminado pelo free, aberta a um fraseado tão diversificado quanto singularmente poético. Em qualquer caso, na altura, Tyner era já um pianista de requintada experiência, em particular com o quarteto do saxofonista John Coltrane, completado por Jimmy Garrison (contrabaixo) e Elvin Jones (bateria) — participara, por exemplo, em My Favorite Things (1961), surgindo mais tarde em álbuns seminais como Crescent e A Love Supreme (ambos de 1964).
Na sua imensa discografia, encontramos também, por exemplo, registos tão admiráveis como Live at Newport (1964), The Real McCoy (1967) ou Focal Point (1976). Entre os nomes com que colaborou, surgem ainda, entre outros, Art Blakey, Donald Byrd, Wayne Shorter, Carlos Santana e Stanley Clarke. Nas últimas décadas, muitos dos seus títulos foram reaparecendo na Blue Note, incluindo um "best of" de 1996.

>>> A Love Supreme, Pt. 1: Acknowledgement, de A Love Supreme.


>>> Tema-título de Inception.


>>> McCoy Tyner e o seu Trio — Festival de Newport, 15 Agosto 1998.


>>> Obituário na NPR.
>>> Site oficial de McCoy Tyner.
>>> McCoy Tyner na Blue Note.