terça-feira, março 24, 2020

Albert Uderzo (1927 - 2020)

É um dos lendários criadores do universo de Astérix e Obélix: o francês Albert Uderzo faleceu no dia 24 de Março, na sua casa de Neuilly-sur-Seine, de um ataque cardíaco não relacionado com a pandemia de COVID-19 — contava 92 anos.
A trajectória criativa de Uderzo envolveu, desde muito cedo, a colaboração com o seu amigo René Goscinny (1926-1977). Foi na lendária revista de BD franco-belga Pilote, fundada em 1959, que surgiu Astérix, com histórias de Goscinny e desenhos de Uderzo: o retrato da pequena comunidade gaulesa, liderada por Astérix, tendo sempre a seu lado o fiel Obélix, fazendo frente às hostes do imperador romano Júlio César, rapidamente se transformou num fenómeno universal — a partir de 1961, com a publicação do álbum Astérix, o Gaulês, as histórias adquiriram autonomia editorial, tendo já vendido mais de 350 milhões de livros em todo o mundo.
O cinema, primeiro na animação, depois com actores de carne e osso, tem sido também um espaço de recriação das suas aventuras — o título mais recente é Astérix e Obélix: Ao Serviço de sua Majestade (2012), realização de Laurent Tirard protagonizada por Edouard Baer e Gérard Depardieu, respectivamente como Astérix e Obélix. Depois da morte de Goscinny, Uderzo assumiu também a escrita das histórias, acabando por se retirar em 2009, altura em que vendeu os seus direitos à editora Hachette.

>>> Uderzo a desenhar (video da revista Le Point, 2013).


>>> Trailer de Astérix e Obélix: Ao Serviço de sua Majestade.


>>> Obituário no jornal Le Figaro.
>>> Desenhos de Uderzo no jornal de Le Monde.
>>> Site oficial de Astérix [onde está publicado o desenho de Uderzo, aqui reproduzido].