quinta-feira, janeiro 09, 2020

Buck Henry (1930 - 2020)

Talento multifacetado, da escrita à realização, da televisão e do cinema, foi duas vezes nomeado pela Academia de Hollywood: o americano Buck Henry faleceu no dia 8 de Janeiro, em Los Angeles, na sequência de um ataque cardíaco — contava 89 anos.
Sempre com funções de actor secundário, surgiu em filmes como The Graduate/A Primeira Noite (1967), de Mike Nichols, Taking Off/Os Amores de Uma Adolescente (1971), de Milos Forman, O Céu Pode Esperar (1978), que co-realizou com Warren Beatty, Gloria (1980), de John Cassavetes, O Jogador (1992) e Short Cuts - Os Americanos (1993), ambos de Robert Altman, e Disposta a Tudo (1995), de Gus Van Sant.
Com diversas colaborações em alguns desses títulos, dois deles valeram-lhe nomeações para Oscars de argumento (A Primeira Noite, partilhado com Calder Willingham) e realização (O Céu Pode Esperar). Em paralelo, manteve-se ligado ao teatro e, sobretudo, à televisão, tendo criado com Mel Brooks a série Get Smart/Olho Vivo, iniciada em 1965, parodiando o imaginário de James Bond. Para os espectadores americanos, Henry adquiriu especial popularidade através do programa Saturday Night Live (NBC), que apresentou uma dezena de vezes no período 1976-80.

>>> Get Smart (genéricos de abertura e fecho da primeira temporada) e O Céu Pode Esperar (trailer).




>>> Obituário em The Hollywood Reporter.