terça-feira, outubro 01, 2019

Jessye Norman (1945 - 2019)

Personalidade central na história do canto lírico, soprano de fama internacional, a americana Jessy Norman faleceu no dia 30 de Setembro, em Nova Iorque, devido a um choque séptico que motivou a falência de múltiplos órgãos, na sequência de complicações causadas por uma lesão medular sofrida em 2015 — contava 74 anos.
Como escreveu o New York Times, Jessye Mae Norman, nascida em Augusta, Georgia, pertencia à realeza da arte do canto. A lista de personagens que interpretou — Aida (Aida, Verdi), Carmen (Carmen, Bizet), Donna Elvira (Don Giovanni, Mozart), Isolda (Tristão e Isolda, Wagner), Salome (Salome, Richard Strauss), etc., etc. — reflecte não apenas uma espantosa versatilidade, mas sobretudo um invulgar domínio, e sentido de recriação, das mais delicadas nuances dramáticas.
Na sequência da sua formação na Alemanha, começou por se distinguir em companhias de ópera alemãs e italianas, estreando-se no La Scala (Milão) com Aida, corria o ano de 1972. Passou com grande sucesso por palcos de todo o mundo — uma das suas derradeiras performances ocorreu em 2014, na Universidade de Sonoma, Califórnia, interpretando standards de George Gershwin, Duke Ellington e Ella Fitzgerald.
Em 2003, fundou a Jessye Norman School of the Arts; a sua autobiografia, Stand Up Straight and Sing!, surgiu em 2014.

>>> Ave Maria (Schubert) + As Últimas Quatro Canções (Richard Strauus).




>>> Obituário no New York Times.