terça-feira, outubro 22, 2019

Caroline Shaw: compositora, violinista & etc.

[FOTO: Kait Moreno]
37 anos, nascida em Greenville, Carolina do Norte: a biografia de Caroline Shaw impressiona pela brevidade, tanto quanto pela multiplicidade. Falamos de uma compositora, também violinista, também cantora, que em 2013 arrebatou o Prémio Pulitzer de Música pela sua composição a cappella intitulada Partita for 8 Voices — é a mais jovem compositora de sempre a ter recebido tal distinção.
No seu curriculum podemos encontrar peças para voz, instrumentos solistas, orquestras de câmara, orquestras sinfónicas, bandas sonoras para filmes e colaborações com Kanye West (nos álbuns Life of Pablo e Ye, respectivamente de 2016 e 2018).
Recentemente, o Attacca Quartet gravou um álbum, Orange, que pode servir de introdução ao fascinante universo sonoro de Shaw. Se Igor Stravinsky parece ser a mais imediata influência que podemos detectar, sem esquecer a omnipresença estética de Philip Glass [leia-se a pedagógica nota de James Manheim sobre o álbum no AllMusic], o certo é que há em todas estas composições o apelo ambíguo, profundamente original, de um fraseado capaz de exibir uma crueza experimental que não exclui um sentimento de celebração e envolvente contemplação.
Eis três vias de possível descoberta:
Plan & Elevation: IV. The Orangery, um tema do álbum encenado num sugestivo "teledisco".
— todas as 10 faixas de Orange.
— um video sobre a colaboração do Attacca Quartet com Caroline Shaw.