segunda-feira, julho 22, 2019

Isabel Wolmar (1933 - 2019)

[RTP]
Figura emblemática dos primeiros anos da televisão em Portugal, a locutora e apresentadora Isabel Wolmar faleceu no dia 21 de Julho — contava 86 anos.
De seu nome Maria Isabel Marques Silva, adoptou o apelido Wolmar, do pai, Norberto Wolmar Silva, pianista e maestro, nascido em Portugal, de nacionalidade britânica. A par de Maria Helena Fialho Gouveia, foi uma das primeiras locutoras de continuidade da RTP, mais tarde enveredando pelo domínio jornalístico, em particular pela reportagem. Trabalhou também como actriz, locutora de rádio e cantora, tendo participado nas duas primeiras edições (1958 e 1960) do Festival da Canção Portuguesa, da Emissora Nacional, evento que "antecipou" o Festival RTP da Canção; apresentou a respectiva edição em 1967 (ano da vitória de O Vento Mudou, por Eduardo Nascimento) e foi produtora do mesmo evento em 1980.
Manteve uma actividade regular até à década de 90, tendo apresentado A Minha Vida Dava um Filme, em 1995, muitas vezes citado como o primeiro "talk-show" português. Dedicou-se também a recitais de poesia e à escrita de livros para crianças. Em 2011, com assinatura de Patrícia Costa Dias, surgiu A Vida com um Sorriso, livro de memórias com o subtítulo 'Histórias, experiências, gargalhadas e reflexões de Isabel Wolmar'.

>>> Festival da Canção 1967 — com Henrique Mendes, apresentando o Duo Ouro Negro.


>>> Obituário no Diário de Notícias.
>>> Biografia na Wikipedia.