segunda-feira, junho 17, 2019

Franco Zeffirelli (1923 - 2019)

Lendário encenador de óperas, foi também uma figura popular como realizador de cinema: o italiano Franco Zeffirelli faleceu em sua casa, em Roma, no dia 15 de Junho — contava 96 anos.
Quando o seu filme A Fera Amansada (1967), com Elizabeth Taylor e Richard Burton, se transformou num sucesso internacional, Zeffirelli era já um nome consolidado no domínio da ópera, em particular através das colaborações com Maria Callas, incluindo uma encenação da Tosca, de Puccini, na Royal Opera House de Londres, em 1964. O sucesso repetir-se-ia com Romeu e Julieta (1968), de algum modo contribuindo para a sua definição como cineasta "shakespeareano". Em qualquer caso, com O Campeão (1979), outro dos seus filmes de maior impacto, experimentou um registo bem diferente, encenando a vida atribulada de um pugilista interpretado por Jon Voight (tratava-se um remake de um clássico de King Vidor, datado de 1931). Em televisão, distinguiu-se, em particular, através da mini-série Jesus de Nazaré (1977).
Romeu e Julieta valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de realização. Voltaria a ser nomeado, mas na categoria de cenografia, com La Traviata (1982), segundo Verdi, com Teresa Stratas e Plácido Domingo, título exemplar de um período em o "filme-ópera" foi também um importante fenómeno comercial. Em 2002, o seu reconhecimento em Itália traduziu-se na atribuição de um prémio honorário David di Donatello. Dois anos mais tarde, recebeu o título de Cavaleiro Honorário do Reino Unido.

>>> Trailer de Romeu e Julieta.


>>> Obituário no New York Times.