sábado, maio 11, 2019

Alvin Sargent (1927 - 2019)

Notável narrador de um cinema americano em transformação, o argumentista Alvin Sargent faleceu no dia 9 de Maio, de causas naturais, na sua casa de Seattle — contava 92 anos.
Tendo começado na televisão, na década de 60, trabalhou para séries como Naked City ou A Hora de Alfred Hitchcock, vindo a estrear-se na escrita para cinema com Ladrão Roubado (1966), comédia policial com o par Shirley MacLaine/Michael Caine, sob a direcção de Ronald Neame. Cedo se envolveu com a geração de actores, produtores e realizadores que refizeram o mapa criativo de Hollywood ao longo dos anos 60/70. Colaborou, assim, com: Robert Mulligan, no "western" Emboscada na Sombra (1968) protagonizado por Gregory Peck; Alan J. Pakula, no drama The Sterile Cuckoo (1969), um dos primeiros papéis de Liza Minnelli; e Paul Newman, na condição de realizador de A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas (1972), com Joanne Woodward no papel principal.
Com um sentido invulgar dos ritmos, continuidades e contrastes da narrativa cinematográfica, valorizando sempre as nuances de cada personagem, em poucos anos Sargent viria a obter três nomeações para Oscars, sempre na categoria de argumento adaptado: Lua de Papel (1974), maravilhosa evocação melodramática dos tempos da Grande Depressão com Ryan O'Neal e a filha Tatum O'Neal sob a direcção de Peter Bogdanovich; Julia (1977), de Fred Zinnemann, brilhante retrato de Lillian Hellmann e a luta contra o nazismo; e Gente Vulgar (1980), notável estreia de Robert Redford na realização centrada na decomposição afectiva de uma família — ganhou estatuetas douradas com os dois últimos.
Em 1991, recebeu um prémio honorário atribuído pela Writers Guild of America. Mais recentemente, o seu nome surgiu associado a três aventuras do mesmo super-herói: Homem-Aranha 2 (2004), Homem-Aranha 3 (2007) e O Fantástico Homem-Aranha (2012).

>>> Trailer de Lua de Papel + cena de Gente Vulgar.




>>> Obituário no Variety.