sábado, abril 27, 2019

Jean-Pierre Marielle (1932 - 2019)

Foi um expoente da versatilidade dos grandes actores secundários do cinema francês: depois de uma doença prolongada, Jean-Pierre Marielle faleceu no dia 24, em Saint-Cloud — contava 87 anos.
Tendo começado pelo teatro, onde construiu uma perene relação de amizade com Jean Rochefort e Jean-Paul Belmondo (o "bando do Conservatório"), impôs-se no cinema através de alguns requintados papéis de comédia em títulos como Assaltaram o Banco (1964), de Jean Girault, e O Diabo à Solta (1969), de Philippe de Broca, contracenando com Louis de Funès e Yves Montand, respectivamente. Em qualquer caso, os seus recursos dramáticos, muitas vezes tingidos de desconcertante sarcasmo, ficaram bem patentes em filmes como Justiceiro por Conta Própria (1981), de Bertrand Tavernier, com Belmondo, ou Todas as Manhãs do Mundo (1991), de Alain Corneau, com Gérard Depardieu.
Trabalhador incansável, possui uma filmografia de mais uma centena de títulos, sempre em ziguezague entre cinema e televisão. A comédia Não Incomodar (2014), de Patrice Leconte, foi o seu último trabalho a ter estreia no mercado português.

>>> Trailer de Todas as Manhãs do Mundo + 10 réplicas da carreira de Jean-Pierre Marielle escolhidas pelo jornal Le Monde.




>>> Obituário em France 24.