quinta-feira, dezembro 27, 2018

Bruce Springsteen: "No Nukes"

Em 1980, o filme No Nukes (entre nós lançado como Nuclear? Não, Obrigado!) envolveu uma espectacular revelação de Bruce Springsteen.
Não que ele fosse um desconhecido. Longe disso: os álbuns Greetings from Asbury Park, N.J. (1973), The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle (1973), Born to Run (1975) e Darkness on the Edge of Town (1978) faziam dele, aos 31 anos, um genuíno clássico, cumprindo o mítico voto de Jon Landau, formulado numa crítica a um concerto de 1974: "Eu vi o futuro do rock and roll, e o seu nome é Bruce Springsteen."
De facto, foi nas duas noites de No Nukes (Madison Square Garden, 21-22 Setembro 1979) que aconteceu aquela que foi a primeira performance oficial da E Street Band. Ou seja:
— Bruce Springsteen (voz, guitarra, harmónica)
— Roy Bittan (piano)
— Clarence Clemons (saxofones, percussão)
— Danny Federici (órgão)
— Garry Tallent (baixo)
— Stevie Van Zandt (guitarra)
— Max Weinberg (bateria)
Mais do que isso: com impressionante intensidade emocional, Springsteen cantou pela primeira vez em público um dos seus clássicos absolutos, The River (o álbum homónimo surgiria cerca de três semanas mais tarde). E se é um facto que o concerto — organizado pelo grupo anti-nuclear MUSE (Musicians United for Safe Energy) — contou com contributos de gente tão talentosa como Jackson Browne, Crosby, Still and Nash, Gil Scott-Heron, James Taylor ou Carly Simon, o certo é que, para a história, ficou como o momento mágico de revelação da aliança criativa de Springsteen e a sua banda.
Pois bem, tão extraordinária performance permaneceu uma curiosidade rara ou, mais exactamente, sempre incompleta: três canções estão em No Nukes (incluindo The River), mas o filme — assinado por um trio: Julian Schlossberg, Danny Goldberg e Anthony Potenza — continua a não estar editado em DVD; além disso, o próprio Springsteen incluiu duas dessas canções em The Complete Video Anthology / 1978-2000.
Agora, finalmente, poderemos escutar os sets das duas noites (o primeiro com 12 temas, o segundo com 11): o CD No Nukes 1979 estará à venda no dia 21 de Janeiro — eis o video oficial de apresentação, incluindo o som de The River; em baixo, podemos ver as imagens de The River em No Nukes (numa transcrição de fraca qualidade). Da venda de cada unidade do novo álbum, 2 dólares serão entregues ao colectivo MUSE.