domingo, novembro 25, 2018

Nicolas Roeg (1928 - 2018)

David Bowie e Nicolas Roeg
— rodagem de O Homem que Veio do Espaço (1976)
Dois filmes da década de 70 — Aquele Inverno em Veneza e O Homem que Veio do Espaço — inscreveram-no na história e na mitologia do cinema britânico: Nicolas Roeg faleceu no dia 23 de Novembro em Londres, sua cidade natal — contava 90 anos.
A entrada de Roeg no universo cinematográfico deu-se através da fotografia — um dos seus primeiros créditos profissionais é na condição de cinematographer da segunda equipa de Lawrence da Arábia (David Lean, 1962); especialmente hábil na gestão de grandes contrastes cromáticos, foi responsável pelas imagens de filmes como Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966), Longe da Multidão (John Schlesinger, 1967) e Petulia (Richard Lester, 1968). Com o drama policial Performance (1970), protagonizado por James Fox e Mick Jagger, fez a transição para a realização — o filme é co-assinado por Donald Cammell e Roeg; a cena em que Jagger canta Memo from Turner (Jagger/Richards, com Ry Cooder na guitarra) é muitas vezes citada como premonitória da estética dos telediscos na idade da MTV. Walkabout (1971), uma aventura australiana sobre a multiplicidade das raízes culturais, marcaria a sua estreia a solo na realização, ainda assumindo a direcção fotográfica.
Os seus filmes mais famosos, e também mais influentes, surgiriam em 1973 e 1976 — respectivamente, Don't Look Now/Aquele Inverno em Veneza (1973), um "thriller" familiar com Julie Christie e Donald Sutherland, e The Man Who Fell to Earth/O Homem Que Veio do Espaço (1976), fábula de ficção científica que ficaria também como capítulo fundamental da trajectória "alienígena" de David Bowie, interpretando um ser que, como diz o título original, "caíu na Terra".
Roeg impôs-se, assim, como símbolo de um gosto experimental vindo da New Wave britânica, reflectido não apenas no carácter heterodoxo de algumas temáticas, mas também no desafio a códigos narrativos clássicos, em particular através de uma montagem anti-realista, de intensos contrastes visuais e simbólicos. Prolongamentos de tal atitude estão em quase todas as suas realizações, incluindo Fora de Tempo (1980), com Art Garfunkel, Eureka (1983), com Gene Hackman, e Uma Noite Inesquecível (1985), com Tony Curtis — em todos estes filmes, Theresa Russell, então sua mulher, é a principal figura feminina. Em 1994, Roeg foi condecorado com a 'Fellowship' do British Film Institute.

>>> A canção Memo from Turner, em Performance + trailer de O Homem que Veio do Espaço.




>>> Obituário no jornal The Guardian.