sexta-feira, agosto 17, 2018

Aretha Franklin (1942 - 2018)

A sua voz, fundindo a tradição do canto com a afirmação política da liberdade, valeu-lhe o cognome de 'Rainha da Soul': nascida em Memphis, Tennessee, Aretha Franklin faleceu no dia 16 de Agosto, em Detroit, Michigan, vítima de cancro do pâncreas — contava 76 anos.
Respect, (You Make Me Feel Like) A Natural Woman ou Spanish Harlem são apenas alguns títulos de uma carreira imensa, pontuada por mais de quatro dezenas de álbuns, de Songs of Faith (1956) a A Brand New Me (2017). Primeira mulher a ser integrada no 'Rock & Roll Hall of Fame', em 1987, o seu legado envolve cruzamentos e sínteses admiráveis, da herança do gospel ao carácter lúdico da pop. Face à notícia da sua morte, Michelle e Barack Obama divulgaram a seguinte declaração:

>>> Aretha ajudou a definir a experiência americana. Na sua voz, podíamos sentir a nossa história, toda ela, todas as suas nuances — o nosso poder e a nossa dor, a nossa escuridão e a nossa luz, a nossa demanda de redenção e o nosso respeito duramente conquistado. Ela ajudou-nos a sentirmo-nos mais ligados uns aos outros, mais esperançosos, mais humanos. E, por vezes, ajudou-nos apenas a esquecer tudo o resto e dançar.

>>> Won't Be Long (single de 1960), no programa televisivo 'The Steve Allen Show', 1964.


>>> I Knew You Were Waiting (For Me) — dueto com George Michael, 1987.


>>> (You Make Me Feel Like) A Natural Woman — concerto para o Rock & Roll Hall of Fame, 1995.


>>> Notícia da morte na CNN.


>>> In memorian, The Hollywood Reporter.


>>> Obituário no Billboard.
>>> Obituário em The Washington Post.
>>> Obituário em The Guardian.
>>> Obituário no Libération.
>>> Site oficial de Aretha Franklin.