A "democracia" do IMDb é um contínuo método de apagamento da memória. Em nome da "abertura" que transforma qualquer cidadão em "historiador" do cinema (aliás, repetindo o método — ou a falta de método — que marca muitos espaços informativos online), milhões de cidadãos são todos os instantes confrontados com uma hierarquização numérica dos filmes que ignora tudo o que possa ser contexto, linguagem ou narrativa.
Exemplo com que deparei recentemente: enquanto muitos "blockbusters" recentes são consagrados com médias (?) acima dos 7,5 pontos, há preciosidades esmagadas por classificações abaixo, por vezes muito abaixo, de tal valor — Homem de Ferro (2008) segue alegremente com 7,9, enquanto o clássico Cheyenne Autumn/O Grande Combate (1964), de John Ford, fica pelos 6,8...
Se recordarmos que Cheyenne Autumn é, não apenas um título nuclear na vaga de "westerns" críticos da década de 60, mas uma obra indispensável para compreender as convulsões que marcam o fim do período clássico de Hollywood, corremos o risco de ofender as "maiorias" que o IMDb promove — a não ser que o conhecimento tenha passado a ser uma mera questão de acumulação aritmética.
Dir-se-á: Homem de Ferro recebeu votos de 763.694 visitantes do IMDb, enquanto o filme de Ford só interessou 4117 espectadores... et pour cause.