segunda-feira, abril 17, 2017

Bruce Langhorne (1938 - 2017)

Entrou para a história da música popular como o músico que inspirou Bob Dylan a compor Mr. Tambourine Man, mas deixa um legado invulgar como guitarrista e compositor: Bruce Langhorne faleceu no dia 14 de Abril, na sua casa de Veneza, Califórnia, na sequência de complicações renais — contava 78 anos.
Começou por estudar violino, mas um acidente, ocorrido aos 17 anos, no qual perdeu dois dedos, levou-o a adoptar a guitarra e, em particular, a explorar o universo folk. Colaborou com nomes como Joan Baez, Richie Havens ou Peter, Paul and Mary, vindo a revelar-se uma figura fundamental no universo de Dylan. Tinha já participado em Freewheelin’ Bob Dylan (1963), vindo a adquirir uma importância decisiva na produção de Bringing It All Back Home (1965), precisamente o álbum que integra Mr. Tambourine Man.
No cinema, a sua amizade com Peter Fonda levou-o a compor a belíssima banda sonora de The Hired Hand/O Regresso (1971), insólito e sedutor western interpretado e dirigido pelo próprio Fonda — os respectivos temas combinam violino, banjo e cítara [video]; para Jonathan Demme, assinou as músicas de O Vingador da Estrada (1976) e Melvin e Howard (1980). Integrou ainda o colectivo de músicos que interpreta a banda sonora composta por Dylan para Pat Garrett & Billy the Kid/Duelo na Poeira (1973), de Sam Peckinpah.


>>> Obituário no New York Times.
>>> Site oficial de Bruce Langhorne.