segunda-feira, julho 25, 2016

Marni Nixon (1930 - 2016)

Soprano de grande talento, ficou célebre como "cantora-fantasma" de várias estrelas de Hollywood: a americana Marni Nixon faleceu no dia 24 de Julho, em Nova Iorque, vítima de cancro da mama — contava 86 anos.
Os seus estudos de canto e ópera permitiram-lhe manter uma carreira de muitas décadas, interpretando obras de autores tão diversos como Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky, Anton Webern, Aaron Copland e George Gershwin. Chamada pelos estúdios de Hollywood, cedo começou a dar voz a diversos momentos musicais em que, de facto, não aparecia — desde o coro dos anjos em Joana D'Arc (1948), de Victor Fleming, com Ingrid Bergman, até às notas mais altas de Diamonds Are a Girl's Best Friend, canção interpretada por Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Louras (1953), de Howard Hawks.
O seu primeiro trabalho de fundo ocorreu em O Rei e Eu (1956), de Walter Lang, dobrando Deborah Kerr; foi ela também a voz de Natalie Wood em West Side Story (1961), de Jerome Robbins e Robert Wise, e Audrey Hepburn em My Fair Lady (1964), de George Cukor. Surgiu pela primeira vez no grande ecrã na personagem de uma das freiras de Música no Coração (1965), de Robert Wise. Uma das suas derradeiras interpretações foi a personagem da 'Avó Fa', na animação Mulan (1998), dos estúdios Disney.

>>> Duas interpretações de Marni Nixon: primeiro, a canção Getting to Know You, dobrando Deborah Kerr em O Rei e Eu (1956); depois, em 1984, no tema Vivaldi, do musical Taking My Turn, de Gary William Friedman.




>>> Obituário: New York Times + NPR + Playbill.