quarta-feira, junho 29, 2016

Michael Herr (1940 - 2016)

Autor do livro Dispatches (1977), sobre a guerra do Vietname, foi um colaborador de Francis Ford Coppola e Stanley Kubrick: o jornalista americano Michael Herr faleceu no dia 23 de Junho num hospital próximo de sua casa, em Delaware County, Nova Iorque — contava 76 anos.
Reconhecido como um dos títulos mais importantes na vasta bibliografia sobre o envolvimento americano no Vietname, Dispatches colocou Herr na galeria de notáveis autores (Truman Capote, Norman Mailer, etc.) que exploraram o cruzamento da investigação jornalística com a escrita literária. Colaborou na escrita dos argumentos de Apocalypse Now (1979), de Coppola, e Full Metal Jacket/Nascido para Matar (1987), de Kubrick. Este último voltou a convidá-lo para a escrita de De Olhos Bem Fechados (1999): a sua recusa deixou-lhe uma memória amarga e doce que serviu de ponto de partida ao livro Kubrick (2000). No documentário First Kill (2001), de Coco Schrijber, Herr recorda a sua experiência da guerra e, em particular, o trabalho jornalístico em contexto bélico.

>>> Um extracto do filme First Kill, com Michael Herr; genérico final de Full Metal Jacket (com a canção Paint It Black, dos Rolling Stones).




>>> Obituário no New York Times.
>>> Análise de Dispatches, em The Guardian.
>>> Evocação de Michael Herr na NPR.