sábado, junho 18, 2016

Abba, 1976


Passam hoje 40 anos sobre o dia em que Dancing Queen teve estreia televisiva na televisão sueca, servindo esse momento de rampa de lançamento para um dos maiores êxitos de toda a obra do grupo. A ocasião era de festa, encenada numa sala de ópera em Estocolmo, numa cerimónia do rei Carl Gustav XVI e da rainha Silvia, que se casariam no dia seguinte.

Gravada alguns meses antes, com primeiras sessões de trabalho que remontavam a 1975, a canção seria editada no formato de single em agosto, poucas semanas depois. E, apesar do grande sucesso internacional recentemente obtido por singles como Mamma Mia, Fernando, I Do I Do I Do I Do I Do ou SOS, Dancing Queen foi mais longe, superando até o impacte de Waterloo (que os lançara após a vitória eurovisiva em 1974), dando-lhes inclusivamente o primeiro lugar na tabela de singles nos EUA (e o seu primeiro disco de ouro americano).

Juntamente com o impacte recente de I Feel Love de Donna Summer e o sucesso dos temas dos Bee Gees apresentados na banda sonora de Febre de Sábado à Noite, Dancing Queen desempenhou um papel determinante na elevação do disco sound de fenómeno marginal e de nicho num caso de dimensão mainstream à escala global.