quinta-feira, novembro 26, 2015

Setsuko Hara (1920 - 2015)

Primavera Tardia (1949)
Lendária actriz dos filmes de Yasujiro Ozu (1903-1963), a japonesa Setsuko Hara faleceu no dia 5 de Setembro [a notícia só agora foi divulgada], vitimada por uma pneumonia — contava 95 anos.
Embora tenha trabalhado também sob a direcção de outros grandes mestres do Japão, como Akira Kurosawa (No Regrets of Our Youth, 1946) ou Mikio Naruse (Meshi, 1951), Setsuko Hara, na sua pose radiosa e indecifrável, é uma presença indissociável de Ozu. Com ele fez seis filmes, incluindo a trilogia mágica em que o realizador, num efeito de carinhosa assinatura, lhe atribuiu sempre o nome de Noriko: Primavera Tardia (1949), Verão Precoce (1951) e Viagem a Tóquio (1953), este o mais mítico trabalho de Ozu, retratando o Japão do pós-guerra através de um subtil confronto de valores, sensibilidades e gerações.
Setsuko Hara retirou-se muito cedo, em meados da década de 60. Tal como Ozu, foi sempre uma pessoa avessa a exposições mediáticas. Em boa verdade, o pouco que dela sabemos é o muito que está registado pelas câmaras — a sua vida pertence ao cinema como uma passagem imponderável que, serenamente, contorna a certeza da morte.
Setsuko Hara, Yasujiro Ozu e Chieko Higashiyama
— rodagem de Viagem a Tóquio (1953)
>>> Trailer de Viagem a Tóquio.


>>> Obituário no jornal The Guardian.
>>> Setsuko Hara no site Ozu-san.
>>> Artigo de Donald Richie: 'Ozu e Setsuko Hara'.