O mais interessante cinema que se fez em 2014 veio, de certa maneira, das margens (ou é um cinema “à margem, de certa maneira”). Um top 10 que este ano poderia ser um top 15 (ou um top 10 + 5). Por isso, merecem também uma menção títulos como Ilo Ilo, de Anthony Chen, Água Prateada – Um Autorretrato da Síria, de Wiam Bedirxan e Ossama Mohammed, Quando Tudo Está Perdido, de J.C. Chandor, Dois Dias, Uma Noite, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, ou Mapas para as Estrelas, de David Cronenberg.
1) Debaixo da Pele, de Jonathan Glazer
2) Só os Amantes Sobrevivem, de Jim Jarmusch
3) Nebraska, de Alexander Payne
4) Stand Clear of the Closing Doors, de Sam Fleischner
5) Eastern Boys, de Robin Campillo
6) Night Moves, de Kelly Reichardt
7) Mãe e Filho, de Calin Peter Netzer
8) Ruína Azul, de Jeremy Saulnier
9) O Senhor Babadook, de Jennifer Kent
10) Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson