terça-feira, dezembro 23, 2014

10 filmes de 2014 (J. L.)


CAVALO DINHEIRO, de Pedro Costa
DEBAIXO DA PELE, de Jonathan Glazer
MAPAS PARA AS ESTRELAS, de David Cronenberg
JERSEY BOYS, de Clint Eastwood
EM PARTE INCERTA, de David Fincher
DOIS DIAS, UMA NOITE, de Luc e Jean-Pierre Dardenne
BOYHOOD, de Richard Linklater
A TEMPORADA DO RINOCERONTE, de Bahman Ghobadi
CIÚME, de Philippe Garrel

... o contraste, e a comovente cumplicidade, das fotografias de Jacob Riis e das imagens do filme de Pedro Costa.
... a sala onde se sentam as personagens de Alain Resnais para assistirem a algo que, sendo um filme, é sobretudo uma mensagem que transcendeu o próprio silêncio da morte.
... os olhos firmes, translúcidos, à beira das lágrimas, de Marion Cotillard filmada pelos irmãos Dardenne.
Num certo sentido, são apenas essas coisas que contam. Os filmes não são o seu "tema", muito menos o seu "orçamento" ou os seus "efeitos especiais" — a pior televisão que se faz (aqui e por todo o lado) muito se empenha em enganar-nos com tais clichés, afastando-nos do que realmente acontece no interior dos filmes. E é um facto que, num universo audiovisual parasitado pela mediocridade formatada das telenovelas, estar disponível para os acontecimentos específicos de um filme se tornou, afinal, o mais difícil. Clint Eastwood o disse, de forma acutilante e poética, quando respondeu a insinuações mais ou menos pueris sobre o facto de ter feito "apenas" um filme musical... Esclareceu ele que não fez um musical, mas sim um filme com uma acção que envolve personagens que cantam — aqui fica, por isso, como símbolo do melhor cinema do ano, uma imagem do cineasta no local de trabalho.