sexta-feira, novembro 21, 2014

Ken Takakura (1931 - 2014)

Actor muito popular do cinema japonês, também com diversas incursões na produção de Hollywood, Ken Takakura faleceu no dia 10 de Novembro — contava 83 anos.
Sobretudo ao longo dos anos 50/60/70, em filmes dramáticos (como Abashiri Prison, produção de 1965 dirigida por Teruo Ishii), Takakura impôs-se junto das audiências nipónicas como símbolo de um heroísmo capaz de superar os traumas da Segunda Guerra Mundial. A sua popularidade em filmes de guerra ou policiais viria a valer-lhe o epíteto de "Clint Eastwood japonês", tanto mais que, a partir de Assim Nasce um Herói/Too Late the Hero (1970), de Robert Aldrich, começou a surgir em algumas produções americanas. Nesse trajecto, dois momentos são decisivos na internacionalização do nome de Takakura: Yakuza (1974), de Sydney Pollack, e Chuva Negra [trailer], de Ridley Scott.


Em qualquer caso, manteve sempre uma intensa actividade na indústria do seu país, tendo a sua filmografia há muito superado uma centena de títulos. Mais recentemente, surgiu em Caminho Solitário (2005), coprodução China/Japão dirigida por Zhang Yimou. Várias vezes premiado pela Academia Japonesa de Cinema, recebeu na cerimónia de 2014, realizada a 7 de Março, uma distinção honorária.
[obrigado a Daniel Carrapa]
>>> Obituário em The Hollywood Reporter.