domingo, outubro 26, 2014

Duran Duran, Nick Cave e Mozart:
filmes com música no LEFFEST


Decorre entre os dias 7 e 16 de novembro a edição deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival. Entre os filmes da seleção oficial, as homenagens, retrospetivas e sessões especiais surgem alguns títulos que tomam a música (ou os músicos) como um dos seus focos maiores de atenção. Assim, numa primeira abordagem ao cartaz deste ano do festival, ficam aqui três primeiras sugestões, todas elas da seleção oficial - fora de competição.

Duran Duran Unstaged é um filme-concerto de David Lynch que tem como protagonistas o grupo britânico mais os convidados que levam a palco, entre eles Kelis, Beth Ditto (dos Gossip) ou Mark Ronson. O concerto toma as canções do mais recente All You Need Is Now como centro das atenções, mas junta algumas incursões pelas memórias da discografia do grupo. A intervenção de David Lynch é bem clara nas imagens que se cruzam com o que acontece em palco.

Nick Cave – 20000 Dias Na Terra é uma construção ficcionada de um dia na vida do músico. Através de encontros com alguns dos seus colaboradores habituais – como Warren Ellis ou Blixa Bargeld - ou com a cantora Kylie Minogue, com quem gravou o dueto Where The Wild Roses Grow, e de visita aos seus espaços de vida privada, arquivo e palco somos confrontados com uma forma diferente de contar uma história de vida (com música). 

Depois de uma carreira no palco, a ideia de juntar três óperas de Mozart para contar episódios da vida de Giacomo Casanova deu forma a Variações de Casanova, filme de Michel Sturminger que terá antestreia durante o festival. Protagonziado por John Malkovich, o filme conta com uma série de nomes de proa do canto lírico do nosso tempo, entre os quais Jonas Kaufman e Barbara Hanningan.