domingo, junho 29, 2014

Eli Wallach (1915 - 2014)

Nome grande de mais de meio século do cinema dos EUA e da Europa, membro original do Actors Studio, o actor americano Eli Wallach faleceu no dia 24 de Junho, na sua casa de Manhattan — contava 98 anos.
Não deixa de ser desconcertante que a imagem mais universal de Wallach seja a de cowboy de Os Sete Magníficos (1960), de John Sturges, ou O Bom, o Mau e o Vilão (1966), de Sergio Leone. De facto, antes de tais títulos, ele tinha-se afirmado como uma figura nobre do teatro americano, ligado ao Método e, mais concretamente, ao Actors Studio desde a respectiva fundação, em 1947. Estreou-se em cinema sob a direcção de um dos seus fundadores, Elia Kazan, em Baby Doll (1956), escrito por Tennessee Williams. Com Marilyn Monroe, Clark Gable e Montgomery Clift, integrou o elenco de Os Inadaptados (1961), com argumento de Arthur Miller e realização de John Huston, obra tradicionalmente encarada como um encerramento simbólico do classicismo de Hollywood. O Bom, o Mau e o Vilão abriu-lhe as portas das produções europeias, mantendo-se activo década após década, afirmando o seu invulgar talento de composição — um exemplar character actor.
Vimo-lo ainda em acção, em 2010, sob a direcção de Roman Polanski (O Escritor Fantasma) e Oliver Stone (Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme). Em 2011, no âmbito dos chamados 'Governors Awards', a Academia de Hollywood distinguiu-o com um Oscar honorário, "por uma vida de trabalho marcada por personagens inesquecíveis".

>>> Marilyn Monroe e Eli Wallach numa cena de Os Inadaptados (1961), de John Huston.


>>> O discurso de agradecimento de Eli Wallach nos 'Governors Awards', a 13 de Novembro de 2010.


>>> Eli Wallach era tio-avô de A. O. Scott, crítico de cinema do New York Times — este video regista uma visita de Scott a Wallach, no seu apartamento do Upper West Side de Manhattan, por ocasião do seu 95º aniversário.


>>> Obituário no Los Angeles Times.