sábado, junho 14, 2014

30 anos depois:
Blancmange, The Day Before You Came



Reza a mitologia que, quando terminou de gravar a sua voz para esta canção, todos sabiam que aquele era o ponto final. Foi a 20 de agosto de 1982, nos Polar Studios, em Estocolmo. Os Abba estavam ali a gravar canções para um novo álbum, pensado como sucessor de The Visitors, de 1981. Mas quando Agnetha terminou a gravação da voz em The Day Before you Came, a vida dos Abba conheceu o seu último suspiro. Ninguém o imaginava ainda, embora no fundo quem perto deles estivesse talvez soubesse que pouco poderia acontecer a seguir... Os quatro músicos, que nos últimos dez anos haviam protagonizado uma das carreiras de maior sucesso na história da música popular, estavam a trabalhar, todos eles em projetos a solo. Agnetha e Frida registando álbuns a solo, Benny e Bjorn trabalhando em Chess, que seria o seu primeiro musical. The Day Before You Came surgiu no formato de single em outubro de 1982. Um outro single, Under Attack (gravado pouco tempo antes) chegaria em dezembro do mesmo ano. E depois chegava uma pausa, que ainda hoje não foi interrompida...
The Day Before You Came não repetiu o impacte que outros singles dos Abba haviam gerado pouco antes. Mas o tempo acabaria por transformar esta canção melancólica - e plena de ecos autobiográficos de um casal separado - num dos temas mais elogiados de toda a discografia dos Abba. Era uma canção essencialmente eletrónica, tanto que Benny Andersson foi o único instrumentista que nela trabalhou.
Os primeiros sinais de que esta seria uma canção a registar na história dos Abba chegaram, não pela canção em si (coisa que o tempo resolveu, claro), mas através de uma versão assinada pelos Blancmange que surgiria no álbum de 1984 Mange Tout e que teria mesmo edição em single. Note-se que, na verdade, a abordagem deste duo (importante peça no panorama da pop eletrónica britânica de então) não rompe em muito com as formas e arranjos da canção original.